C. Processos de Separação Meesi

C. Processos de Separação

Descrição
  • C1. Extração: na extração são recuperados os componentes solúveis valiosos a partir dos materiais, dissolvendo‑os primeiramente num solvente líquido, de modo a que os componentes possam ser separados e recuperados mais tarde do líquido. Nem sempre o objetivo é recuperar um composto particular em forma pura, ou seja, por vezes a extração destina-se a separar todos os compostos solúveis do resíduo; um exemplo é a extração do café. A extração é aplicada na maioria dos subsetores. Por exemplo, na extração de:
    • açúcar a partir de beterraba ou cana de açúcar;
    • óleo de sementes oleaginosas e de bagaço virgem;
    • extrato de café de grãos;
    • cafeína de grãos de café;
    • e de vários outros compostos tais como proteínas, pectinas, vitaminas, pigmentos, óleos essenciais, compostos de aroma e compostos de sabor de muitos diferentes materiais.
  • C2. Desionização: a desionização ou troca iónica é utilizada na remoção de constituintes orgânicos e/ou inorgânicos indesejados da água e de produtos alimentares. Na indústria de laticínios, a desionização é aplicada no processamento do soro de leite (para a aplicação de soro sólido em alimentos humanos e em alimentos para bebés, são necessários baixos níveis de constituintes minerais). A desionização é também amplamente utilizada em todo o setor do tratamento de água de alimentação das caldeiras para a produção de energia e vapor e para a produção de água de processo desionizada. A desionização é também aplicada na remoção de pequenas substâncias orgânicas ionizadas da água.
  • C3. Afinação: é o processo de clarificação de líquidos, ou seja, a remoção de partículas em suspensão que dão ao líquido um aspeto nublado. É aplicado na produção de vinhos espumantes e cervejas.
  • C4. Centrifugação e sedimentação: são usadas para separar líquidos imiscíveis e sólidos de líquidos. A separação é feita através da aplicação de forças centrífugas ou da gravidade natural. Tipicamente utilizadas na indústria leiteira na clarificação do leite, na desnatação do leite e do soro de leite, na concentração de nata, na produção e recuperação de caseína, na indústria do queijo e no processamento de lactose e proteínas do soro de leite. São utilizadas também na tecnologia de bebidas, sumos de vegetais e frutas, café, chá, cerveja, vinho, leite de soja, processamento/recuperação de óleos e gorduras, fabrico de manteiga de cacau, fabrico de açúcar e tratamento de águas residuais.
  • C5. Filtração: a filtração é a separação de sólidos de uma suspensão num líquido por meio de um meio poroso, tela ou pano de filtro, que retém os sólidos e permite que o líquido passe. A filtração é utilizada no setor da alimentação e bebidas para clarear produtos líquidos através da remoção de pequenas quantidades de partículas sólidas com a subsequente recuperação do filtrado, por exemplo, para vinho, cerveja, óleos e xaropes e para separar um líquido de uma quantidade significativa de material sólido para obter o filtrar ou bolo, ou ambos, por exemplo, para sucos de frutas ou cerveja.
  • C6. Separação por membranas: a separação por membranas destina-se à remoção seletiva de água, solutos e/ou material em suspensão de uma solução, utilizando membranas semipermeáveis. A separação por membranas é aplicada na concentração de líquidos, como por exemplo, no caso do soro de queijo, a remoção de sais do soro ou de água, o fracionamento do soro e a purificação da água.
  • C7. Cristalização: a cristalização é aplicada na indústria leiteira, onde a lactose é produzida a partir de soro de queijo ou de caseína e na indústria açucareira. É também utilizada na indústria de óleos comestíveis para modificar as propriedades dos óleos e gorduras comestíveis.
  • C8. Eliminação dos ácidos gordos livres por neutralização: o objetivo do processo de neutralização química é remover os ácidos gordos livres e os fosfatídeos dos óleos vegetais, utilizando ácido fosfórico ou, em alguns casos, ácido cítrico. A neutralização química é aplicada no processo de refinação de óleos vegetais como óleo de soja, óleo de girassol, óleo de colza e de óleos e gorduras animais como sebo ou óleo de peixe.
  • C9. Branqueamento: no branqueamento são removidos pigmentos, metais (por exemplo, níquel ou ferro de outros processos de refinação do óleo) sabões residuais e fosfolípidos do óleo ou gordura. É aplicado na refinação de óleos e gorduras comestíveis.
  • C10. Desodorização via stripping: o objetivo é remoção de ácidos gordos livre e outros compostos altamente voláteis, de óleos e gorduras comestíveis não processadas e/ou refinados após o branqueamento. É aplicado na refinação de óleos e gorduras comestíveis.
  • C12. Descoloração: a descoloração é realizada para melhorar a cor, a pureza, o envelhecimento, a estabilidade microbiológica e o prazo de validade de certos produtos alimentares. É utilizada na indústria do açúcar, glicose, xarope e fermentação.
  • C13. Destilação: a destilação permite a separação e purificação de produtos alimentares voláteis a partir de misturas aquosas. Pode ser utilizada para separar aromas ou óleos essenciais, mas é essencialmente utilizada quer na produção de álcool potável ou bebidas espirituosas, quer na produção industrial de álcool a partir de produtos agrícolas, como fruta e cereais, que podem depois ser utilizados em bebidas alcoólicas ou licores. A destilação segue-se normalmente à fermentação alcoólica.

Medidas e Tecnologias para os Processos de Separação

Tecnologia ou Medida

Impacto na Eficiência Energética

Estado de Desenvolvimento

Aplicação de tecnologias de osmose inversa

Redução de 60 e 70 % do consumo de energia térmica e elétrica, respetivamente

Comercial

Implementação de microfiltração para a esterilização e clarificação

Redução de 15 - 40 % do consumo de energia

Comercial

Concentração por membranas

Redução de 66 % do consumo de energia

Comercial

Utilização de ultrafiltração para a normalização proteica do leite de queijo

Redução de 19 kWh/t-queijo do consumo de eletricidade e de 179 MJ/t-queijo de energia térmica

Comercial