Vidro e Artigos de Vidro
Vidro e Artigos de Vidro
A Indústria do Vidro cobre o setor de atividade económica C23.1 – Fabricação de Vidro e Artigos de Vidro. Na União Europeia, esta indústria é extremamente diversificada relativamente aos tipos de produtos produzidos, como às técnicas de produção implementadas. Os produtos vão desde taças de cristal feitas à mão, até aos grandes volumes de vidro plano produzidos para a construção e a indústria automóvel.
A Indústria do Vidro pode ser dividida nos seguintes seis subsectores:
- Vidro Plano;
- Vidro de embalagem;
- Vidro doméstico ou cristalaria (vidro oco);
- Fibra de vidro de filamento contínuo;
- Vidro especial;
- Fritas.
De acordo com os dados mais recentes do Instituto Nacional de Estatística (INE) referentes ao ano de 2019, a Indústria do Vidro em Portugal é composta por 362 empresas, e um total de 1 054 M€ de volume de negócios. Como se pode verificar na figura em seguida, cerca de 71 % das empresas que constituem a Indústria do vidro nacional estão envolvidas na produção e transformação de vidro plano. No entanto, em termos de volume de negócios, o setor da fabricação de vidro oco tem a maior representação com 65 % das vendas totais, seguido pelo setor de fabricação e transformação de vidro plano com 32 % das vendas.
(a) Distribuição das 362 empresas em Portugal por tipo de vidro produzido em 2019. (b) Volume de negócios por tipo de produto de vidro em 2019. 1
Como se pode verificar pela figura em seguida, as regiões Norte e Centro do país concentram a maior parte das empresas do setor, com 37 e 32 %, respetivamente. Segue-se a região de Lisboa e Vale do Tejo com 22 % das empresas.
Distribuição das 362 empresas do Setor do Vidro e Artigos de Vidro pelo território nacional em 2019. 1