Vestuário, Calçado e Curtumes Meesi

Vestuário, Calçado e Curtumes

Descrição

O Setor do Vestuário, Calçado e Curtumes cobre as atividades económicas C14 – Indústria do Vestuário e C15 - Indústria do couro e dos produtos do couro.

De acordo com os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) referentes ao ano de 2019, a Indústria do Vestuário Calçado e Curtumes em Portugal é altamente fragmentada, composta por um total de 11 834 empresas e um volume de negócios de 6 590 M€. 1

Como se pode verificar pela figura em baixo, a Confeção de Artigos de Vestuário e a Indústria do Calçado são as atividades do setor, com maior expressão económica, representado respetivamente em 2019, 70 e 23 % do número de empresas e 54 e 35 % do volume de negócios.

Figurav1

(a) Distribuição das 11 834 empresas do Setor do Vestuário, Calçado e Curtumes em Portugal por tipo produto em 2019. (b) Volume de negócios por tipo de produto no Setor do Vestuário, Calçado e Curtumes em 2019. 1

Com se pode verificar pela figura em seguida, quase todo o Setor do Vestuário, Calçado e Curtumes encontra-se concentrado na região Norte de Portugal.

mapa_vestuário

Distribuição das 11 834 empresas do Setor do Vestuário, Calçado e Curtumes pelo território nacional em 2019. 1

A indústria do vestuário e calçado é essencialmente composta por máquinas de corte e costura que operam a eletricidade (mais de 90 % do consumo total de energia). O peso percentual do consumo de energia na estrutura de custos do respetivo processo industrial é muito reduzido, representando apenas cerca de 0,5 % do volume de vendas. Consequentemente, as medidas de eficiência energética aplicadas aos clusters do vestuário e calçado aplicam-se a equipamentos e sistemas que são transversais à Indústria Transformadora, nomeadamente a iluminação, motores elétricos, e sistemas de ar comprido. As descrições detalhadas das medidas gerais aplicadas a estes sistemas podem ser consultadas na secção Medidas Transversais.

Tendo em consideração este cenário, este novo documento dá um enfoque especial à indústria da curtimenta e acabamento de peles sem pelo, cujo consumo de energia térmica para a secagem, aquecimento de água e das naves industriais pode representar até cerca de 88 % do respetivo consumo global de energia.

Ir para: