Pasta e Papel Meesi

Pasta e Papel

Descrição

A Indústria da Pasta e Papel cobre o setor de atividade económico C17 – Fabricação de pasta, de papel, cartão e seus artigos. Originalmente, a produção de papel era um processo lento e com uma grande necessidade de mão-de-obra. Atualmente, a indústria da pasta e do papel caracteriza-se pelo equipamento técnico de elevado investimento e pelas máquinas de papel de alta-tecnologia e de alta velocidade, capazes de produzir carretéis de papel (também designado por “Jumbo”) a velocidades que podem chegar aos 2 000 m/min e com uma largura que já excede os 10 metros.

papel papel papel papel

papel papel papel papel

papel

Processo de produção de papel. Clique na imagem para obter mais informação.

De acordo com os dados mais recentes do Instituto Nacional de Estatística (INE) referentes ao ano de 2019, a Indústria do Papel em Portugal é composta por 560 empresas, e um total de 4 473 M€ de volume de negócios. A produção de pasta, papel, cartão e embalagens são as atividades do setor com maior expressão económica, representando no total cerca de 91 % do volume de negócios do setor.

Figurap1

(a) Distribuição das 560 empresas em Portugal por tipo de produto em 2019. (b) Volume de negócios por tipo de produto em 2019. 1

Em Portugal existem 7 unidades de produção de pasta de papel (Figura 8.3), pertencentes aos grupos Altri, The Navigator Company e DS Smith. A Caima, pertencente ao grupo Altri, é a única fabrica em Portugal e uma das poucas na Europa a produzir pasta solúvel pelo processo do bissulfito de magnésio, destinada à produção de fibras têxteis e outras especialidades químicas. As restantes fábricas portuguesas produzem pasta de eucalipto branqueada do tipo Kraft, quatro delas integradas com unidades de produção de papel. A fábrica de Viana da DS Smith produz pasta crua com um mix controlado de pinho e eucalipto.

figura P3

Localização das unidades de produção de pasta de papel em Portugal.

Ir para: