Têxteis
Têxteis
A indústria têxtil cobre o setor de atividade C13 – Fabricação de Têxteis, constituindo uma das mais longas e mais complexas cadeias produtivas que integram o conjunto da Indústria Transformadora.
O setor é altamente fragmentado e heterogéneo, dominado por uma maioria de pequenas e médias empresas, com uma procura largamente impulsionada por três utilizações finais: vestuário, artigos domésticos e utilização industrial.Em 2019, a principal atividade do setor foi a Tecelagem de Têxteis, em que apesar de contabilizar apenas 239 empresas (7 % do total) apresentou um volume de negócios de 681 M€, representando 18 % do volume de negócios total do setor. 1
A cadeia têxtil é composta por um vasto número de subsetores que cobrem todo o ciclo e produção, desde a produção de matérias-primas (fibras não naturais) até aos materiais semi-processados (fios, malhas e tecidos com o seu processo de acabamento) e produtos finais/consumíveis (tapetes, têxteis domésticos, e têxteis de utilização industrial).
(a) Distribuição das 3 578 empresas do setor em Portugal por tipo de produto têxtil em 2019. (b) Volume de negócios por tipo de produto têxtil em 2019. 1
Como se pode verificar pela figura em seguida, a Indústria dos Têxteis encontra-se maioritariamente instalada na região Norte do país concentrando cerca de 68 % das empresas em Portugal. Segue-se a região Centro com 14 % das empresas do setor.
Distribuição das 3 578 empresas do Setor dos Têxteis pelo território nacional em 2019. 1