Alimentação e Bebidas
Alimentação e Bebidas
- Consumo de Energia
- Medidas para a Eficiência Energética
- A. Receção e Preparação dos Materiais
- B. Redução de Tamanho, Mistura e Forma
- C. Processos de Separação
- D. Tecnologias de Processamento dos Produtos
- E. Processamento por Calor
- F. Concentração por Evaporação
- G. Processamento por Refrigeração
- H. Operações de Pós-Processamento
- U. Processos Utilitários
- Medidas Transversais
Consumo de Energia
Consumo de Energia do Setor
O setor da Indústria da Alimentação e Bebidas foi em 2020 o quarto principal consumidor de energia final da Indústria Transformadora em Portugal, com um consumo de cerca de 464 ktep, representando cerca de 11 % do consumo de energia total.
O consumo total de energia do setor sofreu uma quebra abrupta entre 2010 e 2012, resultando em grande parte da eliminação do consumo de biomassa que passou de um consumo de 93 ktep em 2010 para 10 ktep em 2012. Já o consumo de energia proveniente de produtos petrolíferos tem vindo continuamente a decrescer desde 2001, tendo vindo a ser substituído pelo gás natural e, em menor escala, pela eletricidade A energia proveniente de produtos petrolíferos representava, em 2000, cerca de 47 % do consumo total, o gás natural 4 % e a eletricidade 26 %. Em 2020 estes valores eram de 10, 35 e 37 %, respetivamente.
Evolução do consumo total de energia final por tipo de fonte energética nos setores da alimentação, bebidas e tabaco em Portugal. 1
Consumo específico de energia dos processos da indústria da alimentação e bebidas
O fabrico dos produtos da indústria da alimentação e bebidas requer energia elétrica e térmica em praticamente todas as etapas do seu processamento. A eletricidade é necessária para a iluminação, o controlo do processo da instalação, aquecimento, refrigeração e como força motriz para a maquinaria. É normalmente gerada e fornecida por empresas de serviços. Quando o vapor e a eletricidade são produzidos no local, o fator de eficiência pode ser consideravelmente mais elevado.
A energia térmica é necessária para o aquecimento de linhas de processamento e edifícios. O calor gerado pela combustão de combustíveis fósseis é transferido para os consumidores através de meios de transferência de calor, que, dependendo dos requisitos, poderão ser vapor, água quente, ar ou óleo térmico.
Devido à grande variedade de processos, a intensidade energética para processos específicos é muito difícil de determinar. No processamento de alimentos, cerca de 29 % da energia é utilizada para requisitos de calor de processo e 16 % para refrigeração. 2
- * Produção em litros, consumo térmico em MJ/l; consumo elétrico em kWh/l