Consumo de Energia Meesi

Consumo de Energia

Descrição

Consumo de Energia do Setor

Tendencialmente, o consumo de energia no setor da Metálo-eletro-mecânica encontrava-se acoplado ao volume de negócios do setor.  Este acoplamento deixou de se verificar a partir do ano de 2014 em que houve um ligeiro aumento do volume de negócios de 4 % em relação a 2013, mas uma redução do consumo de energia de 16 %, provavelmente relacionado com o encerramento de unidades de produção energeticamente menos eficientes e/ou aumento do investimento em projetos de eficiência energética. Desde então, tanto o consumo energético como o volume de negócios têm vindo a aumentar, mas a velocidades diferentes, no primeiro caso a uma taxa média anual de 4 % e no segundo de 9 %.

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Evolução do consumo total de energia final, do volume de negócios e do número de empresas do setor das Metálo-eletro-mecânicas em Portugal. 12

As principais fontes de energia utilizada pelo setor das Metálo-eletro-mecânicas são o gás natural, os produtos derivados do petróleo e a eletricidade, esta última, claramente em destaque, como mostra a Figura 5.5. Em 2018, a eletricidade contribuiu com 63 % do consumo total de energia (223 ktep). O consumo de produtos derivados do petróleo tem vindo a ser substituído pelo gás natural e, em menor escala pela eletricidade. A energia proveniente dos produtos derivados do petróleo representava no ano de 2000 cerca de 30 % do consumo total (224 ktep) e em 2020 esse valor desceu para 11 %. O gás natural e a eletricidade passaram de 12 e 58 % em 2000 para 25 e 63 % em 2020, respetivamente.

Figura_M5

Evolução do consumo total de energia final por tipo de fonte energética no Setor das Metálo-eletro-mecânicas. 2

Consumo Específico de Energia

Linha de Montagem de Veículos

A energia é consumida em diversas aplicações nas instalações de montagem de veículos. Os combustíveis são utilizados principalmente para aquecimento de espaços, produção de vapor e nos fornos de cura das linhas de pintura, ou em instalações de fundição para motores ou outras peças no local. A eletricidade é utilizada em toda a instalação para vários fins diferentes, como por exemplo, ar comprimido, conformação de metal, iluminação, ventilação, ar condicionado, pintura (ventiladores e cura por infravermelhos (IR)), manuseamento de materiais e soldadura.

Em seguida apresenta-se a estimativa da distribuição do consumo de eletricidade e de LPG, respetivamente. Cerca de 70% de toda a eletricidade é utilizada em motores para conduzir os diferentes equipamentos dentro da fábrica, o que acentua a importância da otimização dos sistemas motores nas estratégias de melhoria da eficiência energética.

As cabines de pintura são os centros de maior consumo nas fábricas de montagem de automóveis. A energia é utilizada no condicionamento do ar nas fases de pintura e secagem, assim como no tratamento das emissões. A Ford reporta que cerca de 70 % da energia total é utilizada nas operações de pintura. Dentro do processo de pintura, a energia necessária para a cura (secagem) da película fina de tinta é relativamente pouca em comparação com a energia utilizada para elevar a temperatura dos carrinhos e suportes, assim como das carroçarias. 3

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Estimativa da distribuição do consumo de eletricidade numa fábrica de montagem de automóveis e consumo específico médio de eletricidade por carro produzido. 3

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Estimativa da distribuição do consumo de LPG numa fábrica de montagem de automóveis. 4

 Maquinaria e Equipamentos Elétricos

A eletricidade representa cerca de 54 % da energia consumida na produção de produtos metálicos. As principais aplicações da eletricidade são para operações de arrefecimento, acionamento de motores, sistemas de ar comprimido e climatização dos espaços, Figura 5.6.

A restante energia utilizada (46 %) provém do consumo de combustíveis que são utilizados no fornecimento de calor para a produção de vapor, em fornos e secadores e climatização dos espaços. 5

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Perfil da utilização de eletricidade no setor da produção de produtos metálicos. 5

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Perfil das aplicações do consumo de combustíveis no setor da produção de produtos metálicos. 5