Metálo-Electro-Mecânicas
            Montagem
      
  
  Praticamente todos os automóveis novos e camiões ligeiros são produzidos tendo como base a linha de montagem móvel introduzida pela Ford, embora o processo tenha sido aperfeiçoado por várias empresas através de conceitos como "just-in-time" (especialmente pela Toyota) e outras metodologias de fabrico. Na linha de montagem móvel, o fluxo de materiais e peças é rigorosamente controlado para manter a produção nas fábricas de montagem, evitando elevados custos de inventário e possíveis ruturas no processo de fabrico.
Geralmente, existem duas linhas principais de montagem: carroçaria e chassis. Na linha de montagem de carroçarias, os painéis da carroçaria são soldados entre si, as portas e janelas instaladas, e a carroçaria pintada e aparada (cablagem, interior). Numa unidade de soldadura por resistência, os bordos de uma chapa metálica são prensados entre duas rodas de cobre e o aço é derretido através da passagem de uma corrente elétrica.
Na linha de montagem do chassis, o quadro tem as molas, as rodas, a caixa de direção, e o trem de força (motor, transmissão, veio de transmissão) instalados, bem como os travões e o sistema de escape. As duas linhas fundem-se no ponto em que a carroçaria é aparafusada ao chassis. Uma variação neste processo é a construção "unificada", em que a carroçaria e o quadro são montados como uma única unidade.
Medidas e Tecnologias para a Montagem
| Tecnologia ou Medida | Impacto na Eficiência Energética | Estado de Desenvolvimento | 
|---|---|---|
| Utilização de tecnologias de soldadura/inversor de alta eficiência | Redução de 303 $/ano | Comercial | 
| Sem Informação | Comercial | |
| Utilização de máquinas de soldadura por resistência com modulação de frequência contínua | Redução de 250 MWh/ano | Comercial | 
| Sem Informação | Comercial | |
| Redução de 20 % do consumo de energia | Comercial | 
