Metálo-Electro-Mecânicas
Construção do Corpo do Veículo
Produção da carroçaria e do chassi
As carroçarias dos automóveis e de outros veículos eram geralmente produzidas a partir de chapa de aço devido à sua disponibilidade geral, baixo custo e facilidade de se trabalhar. Atualmente, as ligas de aço têm vindo a ser substituídas em certas aplicações por outros materiais como o alumínio, a fibra de vidro e o plástico reforçado, devido às suas propriedades especiais. O desenvolvimento de componentes de plástico custa geralmente menos e requer menos tempo do que componentes de aço, pelo que podem ser trocadas pelos designers a um custo mais baixo, tornando o plástico um material atrativo para os fabricantes de veículos, apesar do seu custo mais elevado por unidade de peso. O peso relativamente baixo também contribui para uma maior eficiência no consumo de combustível nos automóveis.
O chassi é a estrutura principal do veículo. Na maioria dos modelos, uma estrutura de aço prensado forma um esqueleto sobre o qual são montados o motor, as rodas, os conjuntos de eixos, a transmissão, o mecanismo de direção, os travões, e os componentes da suspensão. Em alguns modelos mais modernos de automóveis pequenos, pode-se combinar a estrutura do chassi e a carroçaria num único elemento estrutural. Neste arranjo, a estrutura da carroçaria em aço é reforçada para se tornar suficientemente rígida e resistir às forças que lhe são aplicadas.
As Medidas de Eficiência Energética para os processos de estampagem são descritas aqui.