Metálo-Electro-Mecânicas
Montagem
Praticamente todos os automóveis novos e camiões ligeiros são produzidos tendo como base a linha de montagem móvel introduzida pela Ford, embora o processo tenha sido aperfeiçoado por várias empresas através de conceitos como "just-in-time" (especialmente pela Toyota) e outras metodologias de fabrico. Na linha de montagem móvel, o fluxo de materiais e peças é rigorosamente controlado para manter a produção nas fábricas de montagem, evitando elevados custos de inventário e possíveis ruturas no processo de fabrico.
Geralmente, existem duas linhas principais de montagem: carroçaria e chassis. Na linha de montagem de carroçarias, os painéis da carroçaria são soldados entre si, as portas e janelas instaladas, e a carroçaria pintada e aparada (cablagem, interior). Numa unidade de soldadura por resistência, os bordos de uma chapa metálica são prensados entre duas rodas de cobre e o aço é derretido através da passagem de uma corrente elétrica.
Na linha de montagem do chassis, o quadro tem as molas, as rodas, a caixa de direção, e o trem de força (motor, transmissão, veio de transmissão) instalados, bem como os travões e o sistema de escape. As duas linhas fundem-se no ponto em que a carroçaria é aparafusada ao chassis. Uma variação neste processo é a construção "unificada", em que a carroçaria e o quadro são montados como uma única unidade.
Medidas e Tecnologias para a Montagem
Tecnologia ou Medida |
Impacto na Eficiência Energética |
Estado de Desenvolvimento |
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Utilização de tecnologias de soldadura/inversor de alta eficiência |
Redução de 303 $/ano |
Comercial |
Sem Informação |
Comercial |
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Utilização de máquinas de soldadura por resistência com modulação de frequência contínua |
Redução de 250 MWh/ano |
Comercial |
Sem Informação |
Comercial |
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Redução de 20 % do consumo de energia |
Comercial |