Processamento Mecânico Meesi

Produção dos Componentes e Acessórios

Processamento Mecânico

Descrição

Fundição: A fundição consiste na transformação de metais e ligas metálicas tendo como ponto de partida o metal no estado líquido. Uma vez que a fundição é uma das principais operações do Setor da Metalurgia e Fundição, não será tratada em maior pormenor neste documento.

Remodelagem: A remodelagem descreve a mudança da forma plástica de um objeto sólido; inclui a conformação sob pressão (laminagem, extrusão, forjamento), compressão por tração (estiragem profunda, trefilagem), alongamento, arqueamento (arqueamento inferior, arqueamento de rolo), torção e reposicionamento.

Perfilagem: A perfilagem é um tipo de laminagem que envolve a dobragem contínua de uma tira longa de chapa (normalmente de aço enrolado) numa secção transversal desejada. A tira passa por conjuntos de rolos montados em suportes consecutivos, cada conjunto executando apenas uma parte incremental da curva, até se obter a secção transversal desejada (perfil). A perfilagem é ideal para produzir peças de perfil constante com comprimentos longos e em grandes quantidades.

Quinagem: O processo de quinagem consiste na dobragem de uma chapa metálica por meio de um punção, que força a chapa contra uma matriz com uma secção em V, sendo o resultado desta dobragem uma peça com um ângulo formado pelas abas. 1 O processo mais comum de quinagem é a quinagem no ar. A quinagem no ar baseia-se na dobragem em três pontos em que só se utiliza o efeito de flexão plástica simples. O ângulo da curva é ditado pela medida em que a ponta do punção penetra na cavidade em "V". Quanto maior a penetração da ponta do punção, maior o ângulo alcançado. A principal vantagem da flexão por ar é que utiliza muito menos força do que outros métodos para atingir um ângulo de 90° em virtude do efeito de alavanca.

Outros métodos de quinagem de chapa incluem a quinagem em V, quinagem em U, quinagem de flange, quinagem a fundo e quinagem rotativa com cunho de arraste.

Figura_M3

Métodos de Quinagem

Estampagem: A estampagem é um conjunto de operações de conformação de chapas metálicas geralmente a frio, como puncionamento, utilizando uma prensa mecânica ou prensa de estampagem, dobra, rebordagem e cunhagem. A estampagem pode ser simples, quando executada numa única operação, ou combinada. Devido às suas características, este processo é especialmente adequado à produção de peças em série, com um baixo custo e bons acabamentos.

Separação: A separação inclui divisão (rasgar, quebrar), lascar (tornear, furar), moagem, trituração, ablação, descarga elétrica/eletroquímica, desmontagem, limpeza e evacuação.

Junção: A junção significa juntar pelo menos dois fragmentos através da utilização de material sem forma. Inclui montagem, enchimento, aderência e composição (soldadura, brasagem e soldadura).

Medidas e Tecnologias para o Processamento Mecânico

Tecnologia ou Medida

Impacto na Eficiência Energética

Estado de Desenvolvimento

Microfabricação híbrida

Sem Informação

Comercial

Aumento da eficiência do processo de perfilagem a quente

Sem Informação

Comercial

Forjamento multidirecional

Redução de 20 % do consumo de energia

Comercial

Utilização de atuadores pneumáticos

Sem Informação

Comercial