Microfabricação híbrida

 

Setor: Metalo-elétro-mecânicas

Processo: Maquinaria e Equipamentos Elétricos

Subprocesso: Processamento Mecânico

 

Descrição

A microfabricação refere-se à produção de estruturas à escala dos micrómetros ou menores. Produtos microfabricados, incluem circuitos integrados (“microchips”), sistemas microeletromecânicos (SMEM) e sistemas microoptoeletrônicos (SMOE), células solares, microsensores, entre outros.

Os processos de microfabricação híbrida têm a capacidade de fabricar micropeças com um elevado grau de precisão e repetição em quase todos os materiais possíveis. O micro-EDM (Electric Discharge Machining) é um processo de microerosão por penetração, mais lento e com um maior consumo específico de energia do que a maquinação a laser. Por outro lado, a maquinação a laser carece de boa qualidade de superfície. A combinação destas duas tecnologias conduz a uma melhoria global da eficiência energética se se utilizar a maquinação a laser para a operação de desbaste e o micro-EDM para o acabamento final. 1

 

Potencial de Poupança de Energia

A bibliografia consultada não apresenta dados que permitam quantificar este potencial.

 

Custos de Investimento

A bibliografia consultada não apresenta dados que permitam quantificar os custos de investimento envolvidos na aplicação desta medida.