Fusão Meesi

Fusão

Descrição

No forno, a temperatura de fusão atinge cerca de 1300 a 1600 °C, dependendo da composição do lote. Os principais tipos de fornos incluem:

  • Forno regenerativo: o calor dos gases de exaustão é aproveitado em câmaras regenerativas construídas por material refratário, por onde passa o ar de combustão para ser pré-aquecido. Os fornos podem ser de combustão cruzada ou combustão final. No primeiro caso, os queimadores estão localizados ao longo do forno e as duas câmaras regenerativas encontram-se nas laterais, enquanto no segundo caso, a câmara regenerativa encontra-se numa das pontas do forno.
  • Forno recuperativo: a recuperação do calor dá-se a partir de um permutador de calor. As temperaturas do pré-aquecimento, por recuperação de calor, são inferiores à do forno regenerativo, contudo, estes fornos são amplamente utilizados quando é necessária uma grande flexibilidade ou quando a produção é demasiado baixa para justificar a utilização de um forno regenerativo.
  • Forno de fusão a oxi-fuel: o ar de combustão é substituído por oxigénio (com pureza superior a 90 %), permitindo reduzir o consumo de combustível e a produção de gases residuais (em especial NOx térmico). Adicionalmente, não necessitam de pré-aquecimento do oxigénio.
  • Forno elétrico: os elétrodos são introduzidos a partir do topo ou do fundo do forno, e o calor é fornecido por efeito de Joule à medida que a corrente elétrica passa através do vidro fundido. Necessitam, no entanto, de combustíveis fósseis para o arranque do forno.
  • Forno híbrido: normalmente são fornos de combustíveis fósseis com reforço elétrico para cumprir com aumentos periódicos da procura, sem incorrer nos custos de operar um forno de maiores dimensões, ou reduzir as emissões de gases residuais. Menos comuns são os fornos elétricos com suporte de combustíveis fósseis. Nestes casos são lançadas chamas nas superfícies dos materiais para promover a sua fusão.
  • Forno descontínuo: Vasos ou tanques de fusão para produções significativamente mais pequenas, que não justifiquem a operação de um forno contínuo.

Medidas e Tecnologias para a Fusão

Tecnologia ou Medida

Impacto na Eficiência Energética

Estado de Desenvolvimento

Substituição/Revamping de fornos antigos

Redução de 2 - 35 % do consumo de energia

Comercial

Forno elétrico

Redução de 35 % do consumo de energia

Comercial

Combustão oscilante

Redução de 2 - 5 % do consumo de energia

Comercial