Acondicionamento e Conformação Meesi

Acondicionamento e Conformação

Descrição

Depois de fundido, o vidro passa por um processo de acondicionamento nos canais (forehearth). Nesta fase, todas as bolhas solúveis restantes são reabsorvidas no vidro fundido, enquanto este arrefece até uma temperatura de trabalho entre os 900 e os 1350 °C.

A principal diferença no processo de produção dos diferentes tipos de vidro é na fase de conformação. Em seguida são apresentados os processos de conformação implementados na produção dos principais tipos de vidro.

Vidro plano

O principal tipo de vidro plano é o vidro float. No processo de produção de vidro float, o vidro fundido flui do forno para um banho de estanho líquido. A temperatura à entrada da câmara de flutuação é suficientemente elevada (tipicamente cerca de 980 °C) para permitir que o vidro se espalhe e forme uma placa fina, e remova as irregularidades da superfície. A placa é continuamente retirada da câmara de flutuação e vai arrefecendo enquanto flutua no banho até cerca de 590 °C. A esta temperatura o vidro é suficientemente rígido para ser removido do banho sem deformações e danos superficiais, através de rolos transportadores.

Vidro oco (de embalagem)

Na produção de vidro de embalagem, o vidro fundido passa por um orifício anelar a um fluxo constante, onde é cortado em porções com peso e forma definidos, conhecidos como a gota. Depois de cortadas, as gotas são encaminhadas para os moldes através do mecanismo distribuidor. O vidro recebe a sua forma final por um dos dois principais processos de conformação do vidro: prensado-soprado ou soprado a pressão-soprado.

Fibras de vidro

A fibra de vidro consiste principalmente em fibra de vidro contínua (por exemplo, têxteis) e lã de vidro (utilizada para isolamento). A fibra de vidro contínua é um fio contínuo, constituído por um grande número de filamentos individuais de vidro. É produzida pelo estiramento de vidro fundido através de uma fieira em liga de platina-ródio com orifícios de dimensões muito precisas, por onde os filamentos finos de vidro são puxados mecanicamente para baixo a alta velocidade, e em seguida enrolados em bobinas. As fibras são sujeitas a tratamentos superficiais à saída da fieira, consoante o fim a que se destinam. Para a produção da lã de vidro, o vidro flui através de um alimentador para uma roda de liga de rotação rápida, com várias centenas de orifícios finos com aproximadamente 1 mm de diâmetro em torno da sua periferia. O vidro fundido é ejetado através dos orifícios pela força centrífuga para formar filamentos que sofrem uma extensão “étirage” final através de um jato de gás quente a alta velocidade. Estes filamentos são pulverizados com um agente ligante adequado e aspirados para formar um tapete de fibras emaranhadas. Este entra então num forno onde o agente aglutinante é curado e depois cortado à medida.

Medidas e Tecnologias para o Acondicionamento e Conformação

Tecnologia ou Medida

Impacto na Eficiência Energética

Estado de Desenvolvimento

Controlo do canal: Melhoria do controlo da temperatura do banho de estanho

Sem Informação

Comercial

Controlo do canal: Sistema de análise de infravermelhos

Redução de 2 - 3 % do consumo de energia

Comercial

Controlo do canal: Controlo adaptativo do processo

Redução do consumo específico de energia através do aumento da produtividade

Comercial

Canais a oxi-fuel para a produção de fibra de vidro

Redução de 81 TJ/ano de gás natural

Comercial