Recozimento e Controlo da Qualidade Meesi

Recozimento e Controlo da Qualidade

Descrição

Durante a conformação do vidro são criadas tensões que devem ser aliviadas para prevenir a destruição do produto quando sujeito a arrefecimentos bruscos. O vidro é então reaquecido até à temperatura de relaxamento de tensões, entre 400 e 500 °C, consoante o tipo de produto, e é em seguida arrefecido gradualmente.

Vidro plano ou de formas simples, como para-brisas curvos, podem sofrer uma têmpera térmica para aumentar a dureza e resistência mecânica. O vidro é reaquecido até uma temperatura ligeiramente acima da temperatura de deformação, e depois arrefecido rapidamente com o auxílio de jatos de ar. No caso de embalagens de vidro a têmpera deve ser química.

Por fim, o vidro pode ser revestido com diferentes materiais e técnicas para o decorar (por exemplo, esmaltagem) ou para lhe conferir propriedades específicas. Os recipientes de vidro leves são revestidos com compostos orgânicos para dar às superfícies um grau de lubricidade, evitando assim a abrasão no manuseamento.

O produto final é paletizado e hermeticamente embalado, de modo a proteger o vidro. Por fim, as paletes são enviadas para o armazém de expedição.

Medidas e Tecnologias para o Recozimento e Controlo da Qualidade

Tecnologia ou Medida

Impacto na Eficiência Energética

Estado de Desenvolvimento

Otimização do layout da unidade industrial

Redução do consumo específico de energia através do aumento da produtividade

Comercial

Atualização do sistema de secagem dos produtos

Redução de 179 MWh/ano do consumo de energia

Comercial

Sistemas de revestimento do vidro com aquecimento por micro-ondas

Sem Informação

Comercial