Refinação, Química, Plásticos e Borracha
Consumo de Energia
As principais fontes de energia para o funcionamento de uma refinaria são o calor e a eletricidade. A elevada necessidade de calor é assegurada diretamente (através de aquecedores ou fornalhas) e indiretamente (através de vapor) pela combustão do combustível. O combustível necessário para a produção de vapor e energia ou para a queima das fornalhas provém de combustíveis que são produzidos pela própria refinaria ou de gás natural externo.
A tabela seguinte apresenta o consumo específico dos diferentes processos de uma refinaria. Como existem várias fases com combustão térmica dentro do processo (como o cracking catalítico), a energia libertada pela combustão pode ser recuperada e usada noutros processos, reduzindo assim o consumo total de energia externa.
Alocação da energia do processo em refinarias de petróleo.Como se pode ver pela figura em baixo, o consumo de energia está claramente ligado ao teor de enxofre na alimentação da refinaria, e ao facto de, em média, mais de 20 – 25 % desta energia ser gasta no respetivo hidrotratamento. Os processos com o maior volume de produção apresentam os maiores consumos de energia, as unidades de destilação atmosférica e, em menor escala, as unidades de destilação a vácuo representam em conjunto cerca de 25 a 40 % do consumo de energia total de uma refinaria.
Distribuição do consumo específico da refinação de petróleo bruto. 1