A. Receção e Preparação dos Materiais Meesi

A. Receção e Preparação dos Materiais

Descrição
  • A1. Manuseamento e armazenamento de materiais: aplica-se à receção, desempacotamento, armazenamento e transporte interno de matérias-primas, produtos intermédios, produtos finais e outros produtos, incluindo resíduos. É aplicado a toda a Indústria Alimentar e de Bebidas.
  • A2. Triagem, classificação, descasque e aparagem: a maior parte dos materiais contêm alguns componentes que são não comestíveis ou têm características físicas variáveis. Técnicas de processamento tais como classificação ou triagem, descasque e aparagem são necessárias para obter a uniformidade necessária dos materiais para posterior transformação. Um detetor de metais também pode ser utilizado para assegurar que quaisquer partículas de metal são removidas. Este é normalmente o primeiro passo de processamento de frutas e vegetais e é utilizado também no processamento de carne, peixe e ovos.
  • A3. Descasque de pele: o objetivo do descasque é a remoção da pele de fruta e vegetais crus, para melhorar o aspeto e o sabor do produto final. Durante o descasque, as perdas têm de ser minimizadas, removendo o mínimo possível dos alimentos subjacentes, mas mantendo a superfície descascada limpa. É aplicado no processamento de fruta e vegetais, incluindo raízes, tubérculos e batatas.
  • A4. Lavagem: o objetivo da lavagem é a remoção e separação dos componentes indesejados para garantir que a superfície dos alimentos se encontra em condições adequadas para processamento posterior. Os componentes indesejados podem incluir sujidade ou casca residual, salmoura utilizada para conservação, solo, microrganismos, resíduos de pesticidas e sais. É amplamente aplicado como primeira etapa de processamento para culturas de raízes, batatas, cereais, fruta e vegetais.
  • A5. Descongelamento: quando as matérias-primas, são recebidas congeladas, é necessário descongelar antes de se proceder a um novo processamento. O descongelamento é aplicado principalmente no processamento de peixe e carne.

Medidas e Tecnologias para os Processos de Receção e Preparação dos Materiais

Tecnologia ou Medida

Impacto na Eficiência Energética

Estado de Desenvolvimento

Utilização de forrragens pré-secas (pré-fenação através de espalhamento)

Redução de 20 - 30 % do consumo de combustível

Comercial

Recuperação de calor do vapor de descarga

Redução de 852 000 m3-gás natural/ano

Comercial

Descasque abrasivo multifásico

Poupanças de 31 860 $/ano

Comercial