Fiação Meesi

Fiação

Descrição

Quase todos os produtos têxteis de vestuário são fabricados a partir de 100% de fibras naturais, 100% de fibras sintéticas ou misturas. Apenas alguns produtos de vestuário, por exemplo roupa desportiva lisa, são feitos exclusivamente de filamentos.

A fiação secundária é o processo pelo qual as fibras descontínuas são transformadas em fios adequados para a indústria têxtil. Existem dois processos principais de fiação; o processo de fiação da lã e processo de fiação de algodão.

O processo de fiação da lã é utilizado principalmente para produzir fios de lã ou de mistura de lã. A fiação da lã pode ser de vários tipos dependendo da natureza e do comprimento da fibra existindo no processo três tipos distintos de preparação; a lã penteada, lã cardada (fibras curtas) e lã semi-penteada. Enquanto a lã cardada é fiada a partir das fibras que saem da carda, a lã penteada é apenas fiada após a desfeltragem e penteação o que permite fazer a separação das fibras mais finas e longas das mais curtas.

O processo de fiação do algodão é geralmente utilizado para fibras de algodão ou fibras sintéticas. As fibras de algodão são primeiro submetidas a operações de abertura e limpeza, seguindo-se a cardagem, penteação, estiragem, torção, rodagem, torção (se necessário), enrolamento.

Medidas e Tecnologias para os Processos de Fiação

Tecnologia ou Medida

Impacto na Eficiência Energética

Estado de Desenvolvimento

Otimização da utilização de energia na produção dos fios  

Ver medida

Comercial

Implementação de sistemas de fiação não convensionais - Fiação Vortex

Sem Informação

Comercial