Cimento e Cal
Cimento e Cal
- Cimento
- Consumo de Energia
- Medidas para a Eficiência Energética
- Preparação da Matéria-Prima
- Preparação do Combustível
- Produção e Arrefecimento do Clínquer
- Moagem, Embalagem e Expedição do Cimento
- Medidas Transversais
- Roteiro para a Neutralidade Carbónica
- Cal
- Consumo de Energia
- Medidas para a Eficiência Energética
Cimento
O cimento é um pó inorgânico, não-metálico finamente moído, que atua como um aglutinante hidráulico, isto é, endurece quando misturado com água.
Este endurecimento hidráulico deve-se fundamentalmente à hidratação dos silicatos de cálcio, embora outros compostos químicos, tais como os aluminatos, possam participar no processo de endurecimento.
O cimento Portland foi patenteado em 1824, sendo o tipo de cimento mais utilizado na construção em betão. A norma europeia EN 197-1:2011 lista 27 tipos de cimento, dentro de 6 categorias. Adicionalmente, existem cimentos especiais para aplicações específicas, como, por exemplo, o cimento branco que, excluindo a cor, tem as mesmas características que o cimento cinzento. Para a produção de cimento branco, apenas são usados materiais que não vão ter um efeito negativo na cor deste.
Em Portugal existem duas empresas que produzem cimento, a Cimpor e a Secil. Com três unidades de produção de cimento cada, localizadas entre o centro e o sul de Portugal, a Cimpor e a Secil totalizam uma capacidade de produção de clínquer de 8 Mt/ano e de cimento de 12,3 Mt/ano.
Localização das fábricas de cimento em Portugal
Tanto em Portugal como na União Europeia tem-se verificado uma taxa de decréscimo da produção de cimento semelhante até ao ano de 2013. A partir de 2014, a produção de cimento na União Europeia apresentou uma tendência de recuperação, enquanto que Portugal, após uma ligeira recuperação até 2015, manteve a trajetória decrescente. Em 2017 a produção de cimento em Portugal atingiu as 3,6 Mt, menos 57 % do que em 2005, representando 29 % da capacidade de produção nacional. Na União Europeia produziram-se 160 Mt, menos 33 % do que em 2005.
Ir para:
- 1 CEN, “EN 197-1:2011; Cement - Part 1: Composition, specifications and conformity criteria for common cements,” 2011
- 2 CEN/TC 51, “prEN 197-5:2020; Cement — Part 5: Composition, specifications and conformity criteria for Portland-composite cement and composite cement,” 2020
- 3 Dados fornecidos pela ATIC