Madeira e Artigos de Madeira
Madeira e Artigos de Madeira
- Indústria da Madeira
- Consumo de Energia
- Medidas para a Eficiência Energética
- Indústria da Cortiça
- Consumo de Energia
- Medidas para a Eficiência Energética
- Indústria 4.0 e Economia Circular
Consumo de Energia
Produção de Pellets
O consumo específico para a produção de pellets encontra-se entre de 62,7 e 76,6 kgep/ta. Como se pode observar na figura seguinte, cerca de 39,8 % desse consumo provém de energia elétrica, utlizada para na operação de vários equipamentos do processo, iluminação, ar comprimido, sistemas de ventilação e ciclones. Em seguida a biomassa e a madeira e resíduos de madeira são a segunda e terceira maiores fontes de energia primária (37,0 e 21,5 %, respetivamente) utilizada para a produção de ar quente para a secagem da matéria-prima. O gasóleo, é maioritariamente utilizado na frota automóvel, máquinas de transporte de madeira e biomassa industrial, entre outros. 1
Distribuição do consumo de energia primária na produção de pellets. 1
Produção de Painéis Derivados de Madeira
Os dados de consumo energéticos na produção de painéis derivados de madeira focam-se essencialmente nos processos mais intensos energeticamente: a secagem, a prensagem e, no caso do MDF, a desfibração. A tabela seguinte apresenta os níveis de consumos energéticos para os três processos mais consumidores de energia nas unidades de produção de painéis derivados de madeira e do processo global de produção.
A produção de MDF inclui um processo extra de desfibração em que o cozimento, a utilização de água quente para a pré-cozedura e a eletricidade contribuem para o maior consumo de energia.
O processo de secagem é claramente o processo mais intensivo energeticamente, podendo representar entre 20 a 78 % do processo global de produção.
Níveis dos consumos energéticos em MWh/m3 de painel acabado, para os três processos mais consumidores de energia nas unidades de produção de painéis derivados de madeira e do processo global de produção. 2
- a Valores obtidos para um total de 6 instalações durante o período de 2014 – 2018.