Medidas para a Eficiência Energética Meesi

Medidas para a Eficiência Energética

Descrição

A nível global, o setor da Metalurgia e Fundição é energeticamente muito intenso, em especial, a produção de aço apresentou uma intensidade energética de 18,6 GJ/t e o alumínio uma intensidade de energia elétrica de 14,1 kWh/t.

A análise dos consumos específicos de energia na produção destes metais indica que a produção secundária a partir de sucata é uma clara oportunidade para a redução da intensidade energética do setor, concretamente 70 % no caso de aço e 95 % no caso do alumínio. Para tal, os stakeholders devem trabalhar para aumentar a recolha e recuperação de sucata, melhorando os canais de reciclagem e os métodos de triagem, e ligando melhor os participantes ao longo das cadeias de abastecimento.

O setor pode também tirar partido das oportunidades de simbiose industrial, incluindo a utilização dos resíduos ou subprodutos de um processo para produzir outro produto de valor, para ajudar a fechar o ciclo material, reduzir a utilização de energia e reduzir as emissões de carbono. Exemplos incluem a utilização de escória de alto-forno de aço na produção de cimento e de carbono proveniente de gases residuais de aço para produzir produtos químicos e combustíveis. 1

Clicando na imagem é possível encontrar algumas medidas e tecnologias que contribuem para o aumento da eficiência energética na produção de produtos de aço e alumínio, os principais produtos do setor da Metalurgia e Fundição. Destaca-se a produção de aço e alumínio líquidos e os processos de transformação comuns, como a fundição (em particular do aço), a laminação, a extrusão e a moldação. Muitas destas medidas podem também ser aplicadas na produção de outros tipos de metais.

1 3 4 5

7 8 9 10

Processos aplicados no setor da Metalurgia e Fundição. Clique na imagem para obter mais informação.