Outras Indústrias
Consumo de Energia
A energia é utilizada numa grande variedade de aplicações dentro da indústria farmacêutica. Consoante a etapa de produção, são aplicadas diferentes tecnologias e processos, que dependem do tipo de produto e do tipo de instalação. A figura em seguida apresenta uma estimativa da distribuição dos consumos energéticos por área de atividade e utilização final.
O aquecimento, ventilação e ar condicionado (HVAC) é tipicamente o principal consumidor de energia na indústria farmacêutica, representando cerca de 65 % do consumo total. Os principais utilizadores dos sistemas HVAC são as áreas de I&D e de produção a granel que necessitam de garantir a ventilação de salas limpas, hottes e áreas que exijam 100 % de renovação do ar, assim como a produção de água refrigerada, água quente e vapor utlizados nos seus processos.
As áreas de I&D e de produção a granel apresentam os maiores consumos de energia, representando respetivamente cerca de 35 e 30 % do consumo total de energia na indústria farmacêutica. Tal deve-se não só às elevadas necessidades energéticas do sistema HVAC, mas também da energia consumida para operar os equipamentos de processo.
Distribuição do consumo de energia utilizada pela indústria farmacêutica por etapa de produção e por tipo de utilização. 1