Consumo de Energia Meesi

Consumo de Energia

Descrição

A energia é utilizada numa grande variedade de aplicações dentro da indústria farmacêutica. Consoante a etapa de produção, são aplicadas diferentes tecnologias e processos, que dependem do tipo de produto e do tipo de instalação. A figura em seguida apresenta uma estimativa da distribuição dos consumos energéticos por área de atividade e utilização final.

O aquecimento, ventilação e ar condicionado (HVAC) é tipicamente o principal consumidor de energia na indústria farmacêutica, representando cerca de 65 % do consumo total. Os principais utilizadores dos sistemas HVAC são as áreas de I&D e de produção a granel que necessitam de garantir a ventilação de salas limpas, hottes e áreas que exijam 100 % de renovação do ar, assim como a produção de água refrigerada, água quente e vapor utlizados nos seus processos.

As áreas de I&D e de produção a granel apresentam os maiores consumos de energia, representando respetivamente cerca de 35 e 30 % do consumo total de energia na indústria farmacêutica. Tal deve-se não só às elevadas necessidades energéticas do sistema HVAC, mas também da energia consumida para operar os equipamentos de processo.

FIgura_F2

Distribuição do consumo de energia utilizada pela indústria farmacêutica por etapa de produção e por tipo de utilização. 1