Arrefecimento exterior ao tanque de fermentação
Setor: Alimentação e Bebidas
Processo: Tecnologias de processamento dos produtos
Produto: Cerveja
Descrição
A ideia desta tecnologia é substituir o tradicional arrefecimento ineficiente da camisa de arrefecimento do tanque de fermentação por um arrefecimento mais eficiente num permutador de calor externo, por onde a cerveja flui através de uma bomba de circulação. As vantagens de um permutador de calor externo em comparação com a camisa de arrefecimento incluem, uma maior transferência de calor global e a possibilidade de arbitrar a área de transferência de calor, uma vez que esta deixa de estar fixada à geometria do tanque. A taxa de transferência de calor pode ser aumentada através do aumento da velocidade do fluxo sobre a superfície de transferência de calor ou pela melhoria da condutividade, utilizando placas muito finas entre a cerveja e o meio de arrefecimento.
O sistema de arrefecimento externo resulta numa menor diferença de temperatura dos meios de arrefecimento e permite uma maior temperatura dos meios de arrefecimento, o que significa que a temperatura de evaporação do refrigerante na instalação de arrefecimento pode ser aumentada, aumentando a eficiência energética e a capacidade da instalação de arrefecimento. Para além desta vantagem ambiental, a agitação forçada proporcionada pela circulação da cerveja leva a uma melhor mistura da levedura e da cerveja no processo de fermentação, obtendo-se um processo de fermentação mais rápido. 1
Potencial de Poupança de Energia
A bibliografia consultada não apresenta dados que permitam quantificar este potencial.
Custos de Investimento
A bibliografia consultada não apresenta dados que permitam quantificar os custos de investimento envolvidos na aplicação desta medida.
Aplicabilidade
Tecnologia em fase emergente.