Aumento da eficiência do processo de desfibração

 

Setor: Madeira e Artigos de Madeira

Processo: Produção de painéis derivados de madeira

Subprocesso: Desfibração (MDF)

 

Descrição

A eficiência do processo de desfibração pode ser aumentada através da recuperação do calor do vapor utilizado na fase de cozedura da desfibração. O calor é recuperado utilizando permutadores de calor, evaporadores de filme fino e permutadores de calor de placas que, por sua vez, pré-aquecem a água para a geração de vapor e aquecem a água para as fases de lavagem das aparas e pré-cozedura.

A recuperação de vapor pode ser implementada por evaporação a vácuo, onde a água é separada das fibras e outros constituintes da madeira, produzindo água quente destilada. O condensado pode ser utilizado como combustível e a água para a geração de vapor. O resultado é uma descarga nula de efluente da estação de desfibração.

O vapor de baixa pressão pode ser comprimido a uma pressão mais elevada se não houver necessidade de vapor de baixa pressão no local.

A utilidade da recuperação de calor a alta pressão é limitada pela limpeza necessária dos permutadores de calor e pelos arranques e paragens da unidade de desfibração. Os ganhos da recuperação de calor do vapor da desfibração podem ser reduzidos devido ao elevado consumo de energia da evaporação a vácuo.

No caso de novas unidades de desfibração, ou de retrofits significativos de unidades já existentes, deve-se implementar um processo de pré-tratamento das aparas, como limpeza mecânica e amolecimento das aparas em bruto, para aumentar a eficiência da desfibração. 1

 

Potencial de Poupança de Energia

A bibliografia consultada não apresenta dados que permitam quantificar este potencial.

 

Custos de Investimento

A bibliografia consultada não apresenta dados que permitam quantificar os custos de investimento envolvidos na aplicação desta medida.