Recuperação de calor residual do processo de secagem

 

Setor: Madeira e Artigos de Madeira

Processo: Produção de painéis derivados de madeira

Subprocesso: Secagem

 

Descrição

A secagem requer grandes quantidades de energia, pelo que a recuperação do calor residual dos gases de exaustão da secagem para pré-aquecimento do ar fornecido permite reduzir as necessidades térmicas do sistema. O calor latente pode ser recuperado do gás residual do secador utilizando condensação evaporativa e permutadores de calor.

A recirculação de uma parte do gás residual do secador é amplamente aplicada. Uma pequena parte deste gás residual (geralmente menos de 20 %) é reciclado para o secador, como ar extra adicionado na câmara de combustão, ou (mais frequentemente) adicionando o gás residual à câmara de mistura dos gases quentes.

Direcionar parte do gás residual do secador para a câmara de combustão constitui uma etapa de pós-combustão ou incineração do gás residual, que permite incinerar os TOCs (Total Organic Carbon) ainda presentes no gás residual e reduzir as emissões de compostos orgânicos voláteis do secador.

O calor recuperado de correntes de baixa temperatura pode ser utilizado fora do local de produção em sistemas de aquecimento urbano. 1

 

Potencial de Poupança de Energia

A bibliografia consultada não apresenta dados que permitam quantificar este potencial.

 

Custos de Investimento

A bibliografia consultada não apresenta dados que permitam quantificar os custos de investimento envolvidos na aplicação desta medida.