Utilização de tecnologias leves de cozimento baseadas em solventes eutécticos naturais profundos
Setor: Pasta e Papel
Processo: Produção de Pasta
Subprocesso: Cozimento Químico
Descrição
Os solventes eutécticos profundos (DES) são uma nova classe de solventes naturais, renováveis, biodegradáveis e de baixa volatilidade. Através do consórcio Provides financiado pela União Europeia, foram desenvolvidos mais de uma centena de DES, alguns deles demonstraram a capacidade única de dissolver e, por conseguinte, fracionar suavemente a madeira. As fibras de celulose geradas eram direitas e bem formadas, dando origem a um papel com boa ligação interna e resistência à tração. As correntes de sub-produtos de lenhina e hemiceluloses podem ser encaminhadas para valorização posterior. Os DES podem ser também utilizados para recuperar a celulose dos resíduos e dissolver as tintas e contaminantes do papel para reciclagem. São necessários, no entanto, mais estudos para colmatar as lacunas tecnológicas ainda existentes para permitir que esta tecnologia possa sair da fase laboratorial.
Atualmente, os investigadores estão a preparar um estudo da fase-piloto para testar os DES a uma escala superior e validar os efeitos ambientais e os benefícios climáticos. O impacto ambiental dos resultados do Provides vai além da indústria do papel, uma vez que a lignina pura pode substituir os aromáticos de origem fóssil no sector químico.
O objetivo global do conceito DES é conseguir uma redução de 40 % na utilização de energia e uma redução de 80 % nas emissões de CO2 na produção de pasta e papel através da aplicação de Solventes Eutécticos Profundos. 1
Potencial de Poupança de Energia
O objetivo é conseguir uma redução de 40 % na utilização de energia. 1
Custos de Investimento
A bibliografia consultada não apresenta dados que permitam quantificar os custos de investimento envolvidos na aplicação desta medida.