Utilização de digestores contínuos
Setor: Pasta e Papel
Processo: Produção de Pasta
Subprocesso: Cozimento Químico
Descrição
O desenvolvimento de digestores contínuos permitiu aumentar a capacidade de produção do processo de tratamento, permitindo alcançar poupanças consideráveis de energia, ao estar equipado com um sistema de recuperação de calor, ao mesmo tempo que reduz a elevada perda de compostos orgânicos voláteis no líquido residual (licor negro) gerados após o cozimento num digestor descontínuo. 1, 2
Foram desenvolvidos três tipos de digestores:
-
Digestor Contínuo Modificado (DCM): O licor branco é distribuído por várias zonas ao longo do digestor, apenas uma pequena parte no topo com a alimentação de aparas, sendo o restante distribuído pela fase de co-corrente com as aparas na parte superior do digestor e na parte inferior do digestor em contra-corrente com o fluxo de aparas.
-
Digestor Contínuo Isotérmicos: O cozimento é efetuado uniformemente ao longo de todo o digestor através do aumento da temperatura na zona de lavagem na parte inferior do digestor DCM, permitindo reduzir a temperatura de cozimento e mantendo as condições (quase-)isotérmicas no digestor como um todo.
Método Lo-solids: Neste sistema, o licor de cozimento é extraído em diferentes pontos, ao mesmo tempo que é adicionado licor branco fresco, mantendo o perfil alcalino uniforme e ao nível necessário para satisfazer os parâmetros hidráulicos exigidos. Como consequência, a quantidade e concentração de sólidos dissolvidos, a temperatura de cozimento e conteúdo de lenhina dissolvidas no fim do processo são mantidos em valores mínimos.
Potencial de Poupança de Energia
Numa fábrica indiana, a substituição de um digestor descontínuo convencional para um digestor contínuo Lo-solids, reduziu o consumo de vapor de 1,48 t-vapor/t-pasta não branqueada para 0,66 t-vapor/t-pasta não branqueada. 3
Custos de Investimento
Os custos do equipamento e de instalação rondaram as 500 milhões de rupias. 3