Fabricação aditiva

 

Setor: Metalo-elétro-mecânicas

Processo: Maquinaria e Equipamentos Elétricos

Subprocesso: Acabamento Superficial

 

Descrição

A fabricação aditiva é um termo que descreve tecnologias de fabricação de objetos tridimensionais através da adição de um material metálico ou plástico em sucessivas camadas. A fabricação aditiva inclui tecnologias como a impressão 3D, prototipagem rápida, produção digital direta e produção por camadas. A fabricação aditiva é amplamente aplicada no fabrico de produtos de nicho, como implantes médicos, e protótipos de plástico para engenheiros e designers. No entanto, a utilização da fabricação aditiva na produção de artigos mais complexos, como permutadores de calor ou peças críticas de liga metálica para serem utilizadas em motores a jato, continua a ser utilizada em pequena escala.

No caso da produção de permutadores de calor, a fabricação aditiva permite criar novas geometrias, para otimizar o fluxo de fluido e a transferência de calor e controlo da temperatura, que de outra seriam impossíveis de fabricar numa só peça com as tecnologias convencionais. Com estas novas formas, podem ser criadas vias de fluxo ótimas para permutadores de calor, num volume mais pequeno, e com maiores superfícies para troca de calor. Devido ao menor volume, os materiais são utilizados de uma forma mais eficiente em comparação com o método clássico de produção.

Outra das vantagens que a fabricação aditiva oferece é a possibilidade de produzir as peças localmente, reduzindo os consumos energéticos e os custos de transporte. 1

 

Potencial de Poupança de Energia

A bibliografia consultada não apresenta dados que permitam quantificar este potencial.

 

Custos de Investimento

A bibliografia consultada não apresenta dados que permitam quantificar os custos de investimento envolvidos na aplicação desta medida.