Enchimento a alta-pressão

 

Setor: Cerâmica

Processo: Produção de Artigos de Cerâmica

Subprocesso: Conformação

 

Descrição

Nos sistemas tradicionais de enchimento a baixa pressão, a secagem da peça tem um impacto energético significativo. O processo dura 12 a 14 horas à temperatura ambiente de 40 °C, com a introdução de ar quente produzido em geradores especiais, ou unidades de climatização, e circulando pelos sistemas de ventilação. Adicionalmente, é necessário um desumidificador para remover o ar húmido na parte inferior das formas. As peças só podem ser removidas de os moldes depois do sistema de ar quente ser desativado e as peças arrefecidas até que possam ser desenformadas manualmente.

Nos sistemas a alta-pressão, os moldes são feitos de resina (e porosos). Devido à pressão, a água da mistura é filtrada pelos poros, formando uma camada de pasta cerâmica. Depois de algum tempo o líquido excedente é removido e ar é introduzido na peça para a secar. A desenforma é facilitada pela existência de redes de drenagem, localizadas no interior do molde, que permitem a distribuição de ar comprimido ou água sobre a superfície em contacto com a peça. Em casos de estudo aplicados à indústria, a alteração do sistema permitiu reduzir os tempos de produção e o calor consumido (menos 40 a 42 %), evitando manter a sala do processo a 40 °C. 1

 

Potencial de Poupança de Energia

As poupanças de energia são estimadas em 40 a 42 %. 1

 

Custos de Investimento

A bibliografia consultada não apresenta dados que permitam quantificar os custos de investimento envolvidos na aplicação desta medida.

 

Aplicabilidade

Aplicável na produção de cerâmicas sanitárias. 1

    Referências