Otimização dos parâmetros de operação dos moinhos de bolas
Setor: Cimento e Cal
Processo: Produção de Cimento
Subprocesso: Preparação da Matéria-Prima
Descrição
Cerca de 50 a 60 % do consumo de energia elétrica é utilizado na moagem de cru e do cimento, operado por moinhos de bolas na maior parte das unidades de produção de cimento. A otimização dos parâmetros de operação dos moinhos de bolas implica grandes potenciais de poupança de energia, e são particularmente atrativos, porque em grande parte dos casos não são necessários custos adicionais.
Dentro dos parâmetros com potencial de poupança de energia incluem-se:
- O nível de enchimento do moinho e o grau de enchimento de bolas;
- A combinação da carga de esferas, o desenho do revestimento e o ajuste das paredes intermediárias e de saída;
- Ajustes do separador.
A determinação da distribuição de tamanho das partículas, através de amostragens ao longo do moinho e no separador, pode revelar os potenciais de poupança de energia. Novas técnicas, como a análise de frequência a jusante ou sistemas de monitorização online da descarga do moinho, permitem um controlo mais direto do processo.
Para ultrapassar os potenciais problemas resultantes das complexas interdependências entre os parâmetros mencionados anteriormente, a modelação e simulação de moinhos de bolas tem provado serem ferramentas essenciais para uma melhor compreensão dos processos que ocorrem dentro da câmara de moagem, facilitando a redução dos consumos específicos de energia dos moinhos de bolas e, ao mesmo tempo, garantindo a fiabilidade do processo. 1
Potencial de Poupança de Energia
Térmica: não aplicável
Elétrica: redução de 0,5 a 3,6 kWh/t-cim
Estimativa de Custos
Os custos de potenciais retrofits estão estimados entre 15 a 25 k€. Os custos operacionais podem reduzir entre 0.1 a 0.3 €/t-cim.