Estudo de Caso 13

 

Implementação de um sistema de gestão de energia com um sistema deslastre de cargas incorporado na fábrica da DuritCast

 

 

Setor: Metalurgia e Fundição

Processo: Moldação de metais

Subprocesso: Fundição de ferro e aço

 

Descrição da Medida

O princípio de Controlo da Potência de Deslastre, é uma funcionalidade que permite controlar a ponta máxima admissível em cada período de 15 minutos, sincronizado com o período de integração do fornecedor de energia. O controlo é feito deslastrando cargas não essenciais, segundo uma sequência de prioridades e repetibilidade, definidas pelo gestor de energia, no sistema de controlo, procedendo à religação das mesmas no período seguinte. Para cada carga a deslastrar, efetuamos medição do seu estado de funcionamento, bem como o consumo instantâneo e a partir de algoritmos desenhados no software, em caso de necessidade, tomamos a iniciativa de deslastrar cargas.

Com o deslastre de cargas, podemos garantir que nunca se ultrapassam os limites estabelecidos e contratados da potência ativa média em kW nos períodos de 15 minutos.

Com este sistema garantimos que, mesmo com um aumento de potência instalada, na realidade não iremos consumir mais energia do que aquela que é limitada pelo sistema de deslastre. A prova de que o sistema é viável é que a nossa potência atual contratada é de 3 143 KVA. 1

 

Potencial de Poupança de Energia

A informação disponibilizada não apresenta dados que permitam quantificar este potencial.

 

Custos de Investimento

A informação disponibilizada não permitiu quantificar os custos de investimento envolvidos na aplicação desta medida.

    Referências
    • 1 Dados disponibilizados pela APF – Associação Portuguesa de Fundição