Reutilização/reciclagem de banhos em processos de tingimento descontínuo
Setor: Têxteis
Processo: Acabamento
Subprocesso: Tingimento
Descrição
Um banho de tingimento pode ser reutilizado para o próximo lote, após a sua análise e reforço, se necessário. Este processo pode dar-se de duas formas:
- O banho usado é bombeado para um tanque de retenção (ou para uma segunda máquina idêntica) enquanto o produto é enxaguado na mesma máquina em que foi tingido. O banho é então devolvido à máquina para o lote seguinte de material.
- O produto é retirado do banho esgotado e colocado noutra máquina para enxaguamento. Neste caso, não é necessário um tanque de retenção, mas o material necessita de manipulação adicional.
Uma das desvantagens da reciclagem do banho gasto, é que para assegurar um nível de tingimento uniforme é normalmente necessário iniciar o processo de tingimento a 50 °C. Por conseguinte, o banho quente gasto é arrefecido e depois aquecido novamente.
Atualmente foram desenvolvidas novas tecnologias que permitem que o tingimento comece à temperatura de processo (entre 40 e 80 °C, dependendo do tipo de corante utilizado). Em vez de se controlar a temperatura, pode se controlar o potencial químico do corante (adicionando, por exemplo, hidróxido de sódio aos corantes reativos). Estas técnicas são adequadas para o tingimento da lã com corantes ácidos, tingimento acrílico e para o algodão no caso de tingimento com enxofre ou processos de tingimento de exaustão reativos. 1
Potencial de Poupança de Energia
A bibliografia consultada não apresenta dados que permitam quantificar este potencial.
Custos de Investimento
A bibliografia consultada não apresenta dados que permitam quantificar os custos de investimento envolvidos na aplicação desta medida.