Sistema de climatização (HVAC)
Setor: Outras Indústrias
Processo: Fabricação de produtos farmacêuticos de base e de preparações farmacêuticas
Subprocesso: Não aplicável
Descrição
Os componentes dos sistemas HVAC incluem geralmente amortecedores, ventiladores de ar de alimentação e de extração, filtros, humidificadores, desumidificadores, serpentinas de aquecimento e arrefecimento, condutas, e vários sensores. Estima-se que os consumos dos sistemas HVAC representem cerca de 65 % da energia total consumida pela indústria farmacêutica.
Diferentes espaços e edifícios da indústria requerem diferentes aplicações dos sistemas HVAC que devem respeitar parâmetros de controlo e qualidade definidos por diferentes entidades reguladoras. Este facto implica que as medidas de eficiência energética que afetam o ambiente de trabalho devem ser submetidas a uma revisão exaustiva para assegurar que as modificações propostas não afetem o cumprimento da regulamentação.
Existem muitas medidas de eficiência energética que podem ser aplicadas aos sistemas HVAC. Algumas das oportunidades mais significativas são apresentadas em seguida. A descrição detalhada destas medidas, assim como medidas adicionais que se aplicam a motores, sistemas de ar comprimido e sistemas de distribuição de calor e vapor podem ser consultadas na secção Medidas Transversais.
- Design eficiente do sistema através do correto dimensionamento dos equipamentos;
- Implementação de sistemas de monitorização e controlo de energia;
- Setup para temperaturas próximas do ambiente exterior nas horas de não produção, como fins-de-semana;
- Reparação das fugas e insulação das condutas do sistema HVAC;
- Regulação da temperatura consoante as necessidades de arrefecimento;
- Utilizar sistemas de com fluxo de ar variável (VAV) para ajustar a taxa de circulação de ar com base nas necessidades atuais da sala;
- Utilizar variadores eletrónicos de velocidade nos manipuladores VAV, bem como ventiladores de recirculação;
- Implementação de sistemas de recuperação de calor;
- Melhoria da eficiência do refrigerador HVAC reduzindo a temperatura da água do condensador, aumentando assim o diferencial de temperatura da água refrigerada. Esta medida pode reduzir consumos de bombagem.
- Termoacumulação utilizando energia solar;
- Aumento da insulação dos edifícios;
- Instalação de janelas com vidros de baixa emissividade. 1
Potencial de Poupança de Energia
- Nas suas instalações laboratoriais em New Jersey, USA, a Merck instalou sistemas de controlo para baixar a temperatura de 22 para 18 °C durante as noites e fins-de-semana. Este sistema foi implementado em salas onde as temperaturas mais baixas não têm impacto sobre o equipamento, cobrindo 150 laboratórios individuais, abrangendo mais de 32 m2. A poupança energética associada a este projeto totalizou quase 32 MJ por ano.
- Os mesmos laboratórios instalaram um circuito de circulação de glicol para recuperar o calor do ar de extração do sistema HVAC num edifício de laboratórios com 3 400 m2.
- Numa instalação da Genentech nos EUA, foi implementado um novo sistema de controlo para repor a temperatura de 13 para 16 °C em alturas de baixa necessidade de arrefecimento, estando previsto uma poupança anual de 150 000 $/ano. A poupança de energia associada a esta medida atingiu cerca de 280 kJ/ano.
- Na mesma instalação foram escolhidos dois refrigeradores de 1.400 toneladas e um refrigerador de 600 toneladas em vez de três refrigeradores de igual tamanho. Os dois refrigeradores maiores operam na sua capacidade máxima, enquanto o mais pequeno apenas fornece arrefecimento adicional quando necessário, o que permitiu poupar cerca de 113 250 $/ano.
- Estudos indicam que a reparação de fugas nas condutas em espaços industriais e comerciais poderia reduzir o consumo de energia do sistema HVAC em até 30%.
- Uma das unidades de Laboratórios Nacionais de Saúde dos EUA, implementaram sistemas VAV com variadores de velocidade ajustáveis que consomem 30 a 50 % menos energia que o sistema anterior. 1
Custos de Investimento
A bibliografia consultada não apresenta dados que permitam quantificar os custos de investimento envolvidos na aplicação desta medida.