Valorização energética a partir da digestão anaeróbia de subprodutos

 

Setor: Vestuário, Calçado e Curtumes

Processo: Produção de curtumes

Subprocesso: Eliminação de resíduos

 

Descrição

A digestão anaeróbia é uma tecnologia bem conhecida e que pode ser utilizada para produzir energia a partir dos subprodutos da indústria de curtumes. Os materiais não curtidos são adequados para a produção de biogás, mas estão sujeitos a requisitos legais pelo facto de serem considerados Subprodutos de Origem Animal (SPOA).

Dado que estes subprodutos podem ter origem em operações com e sem sulfuretos, a formação de sulfureto de hidrogénio pode ocorrer durante o processo, requerendo a aplicação de um tratamento dedicado ao biogás gerado.

O cálculo do custo-benefício depende de muitos parâmetros, tais como a quantidade de subprodutos, o custo de tratamento, o preço do gás ou da eletricidade. 1

 

Potencial de Poupança de Energia

Com a aplicação da tecnologia de codigestão anaeróbia de subprodutos da indústria de curtumes e de lamas de águas residuais, é possível recuperar cerca de 3 GJ por tonelada de pele em bruto. 1

 

Custos de Investimento

A bibliografia consultada não apresenta dados que permitam quantificar os custos de investimento envolvidos na aplicação desta medida.