Otimização das técnicas de secagem

 

Setor: Vestuário, Calçado e Curtumes

Processo: Produção de curtumes

Subprocesso: Recurtume

 

Descrição

As máquinas de secagem a baixa temperatura estão disponíveis com consumo de energia reduzido, embora em alguns casos possam prolongar o processo de secagem. Por exemplo, os túneis de secagem a baixa temperatura podem necessitar de toda a noite para secar as peles, em comparação com as 4 horas normalmente requeridas nos túneis convencionais de secagem em cabides, no entanto têm uma capacidade três vezes maior. 

Poupanças consideráveis de energia podem também ser alcançadas através da otimização dos processos de enxaguamento.

Para evitar perdas de energia para o reaquecimento, as instalações de secagem devem funcionar, tanto quanto possível, de forma contínua.

A secagem natural da pele é o método com o menor consumo de energia, mas é impraticável nos períodos com baixas temperaturas atmosféricas e de elevada pluviosidade, com reflexos no aumento da humidade nas peles.

Para as operações de secagem no acabamento, o aquecimento com raios infravermelhos (secagem a alta-frequência) é um método com menor consumo de energia e que poderá ser avaliado. 1

 

Potencial de Poupança de Energia

A otimização da preparação para a secagem através do escorrimento ou de qualquer outro sistema de desidratação mecânica pode significar uma poupança de energia de 0,5 a 1 GJ/t na secagem. 1

A tabela seguinte apresenta o consumo energético de vários métodos de secagem, com e sem bomba de calor.

T_V2

 

Custos de Investimento

A bibliografia consultada não apresenta dados que permitam quantificar os custos de investimento envolvidos na aplicação desta medida.