Renovação da secção de desfribração

 

Setor: Pasta e Papel

Processo: Produção de Pasta

Subprocesso: Desfibração de Papel Reciclado

 

Descrição

Numa instalação europeia de desfibração de papel reciclado, procedeu-se à sua renovação através da instalação de um novo impulsor na primeira unidade de desfibração e de um novo inversor no acionamento do impulsor da segunda unidade de desfibração.

Foi instalado um novo impulsor para substituir o convencional impulsor de alta densidade existente (Figura 8.5). O novo impulsor, reduz a potência elétrica absorvida pelos motores graças a uma hélice de passo curto com um ângulo de passo de cerca de 6 – 7 graus, com a parte central cilíndrica e interrompida que desempenha apenas a função de "transporte" da pasta para a parte inferior da hélice. Estas características técnicas facilitam o transporte do material da parte superior da pasta para a parte inferior (descarga) e otimizam a dinâmica interna do fluido durante a fase de pulverização, resultando numa diminuição da "rotação" da hélice. Uma rotação menos consumidora da hélice, em comparação com a condição pré-intervenção, corresponde a uma diminuição da potência elétrica absorvida pelo motor, resultando numa redução do consumo elétrico. 1

Fig_P1

(a) Hélice convencional de alta densidade. (b) Nova hélice instalada. 2

 

Potencial de Poupança de Energia

Foram registadas poupanças de 125 tep/ano de energia primária depois de instalado este novo tipo de impulsor. 1

 

Custos de Investimento

A bibliografia consultada não apresenta dados que permitam quantificar os custos de investimento envolvidos na aplicação desta medida.