Loteamento seletivo
Setor: Vidro e Artigos de Vidro
Processo: Produção de Artigos de Vidro
Subprocesso: Mistura e Preparação do Lote
Descrição
O loteamento seletivo da matéria-prima é uma técnica que pode ser utilizada para controlar as trajetórias das reações. Em particular, a otimização da fusão é obtida diminuindo as reações químicas dos carbonatos alcalinos e alcalinoterrosos e antecipando as reações entre os fundentes e o quartzo, permitindo reduzir o tempo de fusão e, consequentemente poupar combustível.
Os componentes da matéria-prima são divididos num primeiro e segundo lote com composições definidas, correspondendo a um primeiro e um segundo caminho reacional. As respetivas porções são combinadas com as restantes matérias-primas para definir uma mistura que é depois introduzida no forno de fundição, reagindo de forma a produzir uma fusão homogénea do vidro.
Esta tecnologia tem vindo a concentrar-se na secagem por atomização para pré-misturar as diferentes matérias-primas. 1
Potencial de Poupança de Energia
Os primeiros resultados sugerem que o tempo de fusão pode ser reduzido em 50 %, resultando em poupanças de combustível entre 20 e 30 %. 1
Custos de Investimento
A bibliografia consultada não apresenta dados que permitam quantificar os custos de investimento envolvidos na aplicação desta medida.
Aplicabilidade
As primeiras aplicações estão focadas na produção de fibra de vidro, uma vez que o material tem de ser moído muito finamente para poder passar pelo processo de atomização, o que já é feito neste setor.
A presente tecnologia encontra-se em fase de testes em larga escala, e ainda não está disponível comercialmente. 1