Limpeza e remoção de areia da sucata
Setor: Metalurgia e Fundição
Processo: Produção de aço em forno de arco elétrico a partir de sucata
Subprocesso: Não aplicável
Descrição
A fusão de sucata limpa evita o risco dos compostos não metálicos serem absorvidos pela escória e/ou de atacarem o revestimento do forno. Estes compostos são tipicamente a cal, óxidos de ferro, óxidos de manganésio, e óxidos básicos (por exemplo, MgO de retornos de ferro nodular) em combinação com silício refratário (ácido). A diminuição destes contaminantes reduz a quantidade de escória produzida aumentando o tempo de vida do forno. No caso da fusão de ferro nodular num forno com um refratário ácido, a presença de areia de sílica aderente pode ser benéfica, uma vez que esta neutraliza o MgO proveniente dos retornos da fundição.
Para além da presença de contaminantes na alimentação do forno consumir parte da energia de fundição, a remoção das escórias, no estado líquido, também necessita de temperaturas do banho mais elevadas.
O preço da sucata limpa (isto é, classe 1) é 20 a 30 % superior ao preço da sucata contaminada (isto é, classe 2). No entanto, os custos de eliminação de escórias e pó são reduzidos pela aplicação desta técnica. 1
Potencial de Poupança de Energia
A redução do consumo de energia encontra-se entre os 10 a 15 % devido à redução da formação de escórias. 1
Custos de Investimento
A bibliografia consultada não apresenta dados que permitam quantificar os custos de investimento envolvidos na aplicação desta medida.