Utilização de fornos adequados ao tipo de operação

 

Setor: Metalo-elétro-mecânicas

Processo: Veículos Automóveis

Subprocesso: Pintura

 

Descrição

Uma vez que a cura da tinta é um grande consumidor de energia no processo de montagem de automóveis, a escolha do forno e das características corretas do forno pode levar a uma redução significativa da energia e dos custos. Ao selecionar um novo forno, devem ser considerados os seguintes fatores: taxa de produção, perfil de funcionamento (por exemplo, processo por lote com tintas diferentes ou produção contínua com uma tinta), qualidade do revestimento, custos de capital e de funcionamento, requisitos de manutenção, nível de competência do operador e intervenção necessária, questões de saúde e segurança e questões ambientais.

Geralmente, estão disponíveis dois tipos de fornos, fornos de caixa ou de túnel. Os fornos de caixa são utilizados para operações com baixa produção, em lote. Estes fornos, exigem uma quantidade de calor significativa durante o aquecimento e as fases de cura do ciclo. No entanto, oferecem uma maior flexibilidade de funcionamento, quando é utilizada uma grande variedade de tipos de tinta, de tamanhos e de componentes. Em alternativa, os fornos de túnel são utilizados em processos contínuos com maior produção. Os fornos de túnel só necessitam de ser aquecidos a partir das condições ambientais uma vez por dia se funcionarem continuamente com produtos uniformes. 1

 

Potencial de Poupança de Energia

A bibliografia consultada não apresenta dados que permitam quantificar este potencial.

 

Custos de Investimento

A bibliografia consultada não apresenta dados que permitam quantificar os custos de investimento envolvidos na aplicação desta medida.