Recuperação de calor através de permutadores de calor rotativos

 

Setor: Metalo-elétro-mecânicas

Processo: Veículos Automóveis

Subprocesso: Pintura

 

Descrição

A recuperação de calor nos sistemas de pintura pode representar poupanças energéticas significativas. Cerca de 40 a 60 % do calor que entra é perdido na ventilação do ar de exaustão do processo de pintura. Do calor restante, uma parte adicional é perdida como calor residual através das paredes do forno. Este calor de baixa temperatura pode ser recuperado através de rodas térmicas.

Um permutador de calor rotativo consiste numa matriz circular alveolar de material absorvedor de calor, que é lentamente rodada dentro de um sistema de condicionamento e tratamento de ar. À medida que esta estrutura gira, o calor é capturado da corrente de ar de escape numa metade da rotação e libertado para a corrente de ar fresco na outra metade da rotação. Estes sistemas exigem um pré-tratamento do ar para remover as partículas sólidas. 1

 

Potencial de Poupança de Energia

A General Motors's Opel Operations em Eisenach (Alemanha) instalou onze grandes rotores no sótão da sua oficina de pintura para recuperação de calor, poupando cerca de 8 000 toneladas de óleo de aquecimento por ano.

A Daimler Chrysler também instalou rodas térmicas para ventilação das suas oficinas e para alguns processos de produção na sua fábrica de Rastatt (Alemanha). A poupanças foram estimadas em 30 a 50 % da energia de aquecimento, totalizando 45 000 MWh por ano. 1

 

Custos de Investimento

A Toyota instalou uma roda térmica na sua fábrica no Kentucky (Estados Unidos da América), e afirma que 75 % do calor residual é recuperado nas suas cabines de pulverização onde esta tecnologia foi aplicada. O período de recuperação foi de cerca de 4 anos.

Um fabricante de chapa metálica implementou um sistema de recuperação de calor com um custo inicial de 5 700 $. As poupanças anuais foram de 2 080 $, resultando num período de recuperação de 2,7 anos.

Um fabricante de etiquetas adesivas na Austrália reportou um período de retorno do investimento de 1,7 anos. 1