Aumentar a concentração de polímero no sistemas de reatores até ao máximo possível

 

Setor: Refinaria de Petróleos, Química, Plásticos e Borracha

Processo: Produção de polímeros

Subprocesso: Produção de poliolefinas

 

Descrição

Ao aumentar a concentração do polímero no reator, a eficiência energética global do processo de produção é otimizada.

  • processo de polietileno a alta pressão - neste processo o aumento da concentração é conseguido através da maximização da transferência de calor. No entanto, as propriedades do produto e a concentração do polímero no reator são interdependentes. A qualidade desejada do produto impõe, portanto, uma limitação ao nível máximo possível de conversão do etileno.
  • processos de solução - a concentração máxima de polímero durante a solução é função da capacidade máxima de temperatura do sistema catalisador, da capacidade de remoção de calor e da viscosidade máxima permitida do processo.
  • processos em fase gasosa - em princípio, não há limitação desde que sejam mantidas condições de fluidificação e condições homogéneas de temperatura no reator. A energia consumida na reciclagem é reduzida através da melhoria da remoção de calor pela adição de um solvente condensável e/ou co‑monómero no reator (o chamado "modo de condensação").
  • processo de suspensão do slurry de HDPE - a viscosidade máxima do slurry limita a concentração máxima de sólidos poliméricos no diluente de hidrocarbonetos, para que este se mantenha transportável. Dependendo da distribuição granulométrica, isto significa que tipicamente a concentração de sólidos tem de ser mantida entre 30 e 35 %vol. 1

 

Potencial de Poupança de Energia

A bibliografia consultada não apresenta dados que permitam quantificar este potencial.

 

Custos de Investimento

A bibliografia consultada não apresenta dados que permitam quantificar os custos de investimento envolvidos na aplicação desta medida.

 

Aplicabilidade

Os limites de aplicabilidade são referidos em cima.