Integração energética das unidades de destilação do petróleo bruto

 

Setor: Refinaria de Petróleos, Química, Plásticos e Borracha

Processo: Produção de produtos petrolíferos e aglomerados de combustíveis

Subprocesso: Destilação

 

Descrição

Para otimizar a recuperação de calor da coluna de destilação atmosférica, duas ou três correntes de refluxo são mantidas em circulação contínua em vários pontos através de pumparounds de topo e intermédios. Em designs mais modernos, a coluna de destilação atmosférica é integrada com a unidade de alto vácuo e algumas vezes com a unidade de cracking térmico. Em seguida, são apresentadas algumas técnicas que podem ser aplicadas:

  • Otimizar a recuperação de calor através da análise Pinch;
  • Aplicar a análise Pinch ao sistema de pré-aquecimento do petróleo bruto. Aumentar a temperatura do petróleo bruto pré-aquecido e minimizar as perdas de calor para o ar e a água de arrefecimento;
  • Aumentar o número de pumparounds de dois para quatro. Fazer a reebulição dos sidestrippers com um óleo de transferência de calor em vez de stripping com vapor;
  • Melhorar a transferência de calor no pré-aquecimento do crude, utilizando tratamentos desincrustantes específicos no sistema de permutadores de calor do crude. Os desincrustantes podem auxiliar a evitar o entupimento dos tubos dos permutadores, melhorando a recuperação de calor e evitando perdas hidráulicas, dependendo da natureza do entupimento.
  • Aplicar um sistema de controlo avançado do processo para otimizar a utilização da energia dentro da unidade de destilação atmosférica. 1

 

Potencial de Poupança de Energia

A bibliografia consultada não apresenta dados que permitam quantificar este potencial.

 

Custos de Investimento

A bibliografia consultada não apresenta dados que permitam quantificar os custos de investimento envolvidos na aplicação desta medida.

 

Aplicabilidade

A integração em aplicações de retrofit dependerá normalmente do espaço de layout disponível e da possibilidade de executar estas modificações no tempo de paragem disponível. Com a exceção de alguns casos, esta técnica é normalmente aplicável. 1