Pré-moagem antes dos moinhos de bolas

 

Setor: Cimento e Cal

Processo: Produção de Cimento

Subprocesso: Moagem de Cimento

 

Descrição

As preocupações com a qualidade do produto relacionadas com a substituição completa dos moinhos de bolas por outros sistemas de moagem podem ser solucionadas através da utilização de layouts de moagem combinados.

A implementação de uma pré-moagem do cimento utilizando uma prensa de rolos de alta pressão, fará com que o material alimentado ao moinho apresente uma quantidade substancial de finos, reduzindo substancialmente a energia necessária para produzir cimento acabado. Este sistema permite aumentar a capacidade de produção e diminuir o consumo específico do sistema completo de moagem.

Outra alternativa mais vantajosa é a utilização da prensa de rolos como sistema de semi-acabamento. Um sistema compacto e eficiente pode ser alcançado através a da combinação da prensa de rolos e do moinho de bolas com um separador de duas fases. A prensa de rolos opera em circuito fechado com um separador estático funcionando como separador mais grosseiro, enquanto o moinho de bolas opera em circuito fechado com um separador de alta-eficiência. Como o ar da separação é usado em ambas as fases de separação, a quantidade total de ar e o consumo energético do ventilador permanecem a um nível muito baixo. Este sistema permite aumentar a capacidade até cerca de 100 % (reportado numa unidade na India) em relação ao sistema com apenas um moinho de bolas. 1

 

Potencial de Poupança de Energia

Térmica: não aplicável

Elétrica: redução de 7 a 24 kWh/t-cim

 

Estimativa de Custos

A instalação de um sistema de moagem no Japão com uma capacidade de 100 t/h teve um custo de investimento de cerca de 2,4 M€.