Estudo de Caso 1

 

Recuperação de calor para a secagem de combustível alternativo na fábrica da Cimpor em Souselas

 

 

Setor: Cimento e Cal

Processo: Produção de Cimento

Subprocesso: Preparação do Combustível

 

Descrição da Medida

Em 2015, a empresa de produção de cimento portuguesa Cimpor alterou o processo de fornecimento de combustível alternativo de co-processamento de combustível derivado de resíduos (CDR) no queimador principal de um dos seus fornos de cimento em Souselas. Esta modificação resultou na instalação de uma unidade de secagem de CDR utilizando um secador de correia de baixa temperatura (SCBT) que utiliza a energia em cascata disponível na fábrica de cimento de Souselas. A implementação do projeto do secador melhora a produção e eficiência do processo industrial, ao mesmo tempo que resulta em benefícios ambientais, uma vez que diminui a humidade e aumenta o menor valor calórico do CDR, melhorando a sua qualidade.

O objetivo do projeto foi aumentar a incorporação de CDR no queimador principal do forno para 25 000 t/ano, considerando uma capacidade de produção de clínquer de 1 156 000 t/ano. 12

 

Descrição da Tecnologia

Após serem entregues na fábrica de cimento, os resíduos são transportados da área de receção para silos de armazenamento. Estes silos encontram-se equipados com doseadores que distribuem os resíduos para o pré-calcinador, para o queimador do forno ou para o secador de resíduos.

caso_de_estudo

Esquema da implementação do SCBT na fábrica de cimento em Souselas. Adaptado de 2.

Mais informação sobre a operação deste sistema, assim como as especificações técnicas do secador de resíduos instalado na fábrica de Souselas, podem ser encontradas em 2.

 

Potencial de Poupança de Energia

  • Redução do consumo de petcoke em 4991 t/ano – resultantes da incorporação do CDR
  • Consumos de 23 a 26 kg de gás natural por tonelada de CDR evitados se, em vez que calor residual, se recorresse a água quente como fonte de calor. 2

 

Custos de Investimento

A informação disponibilizada não permitiu quantificar os custos de investimento envolvidos na aplicação desta medida.